Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

Tags

Compartilhe Twitter Facebook

Começou nesta segunda-feira (24), a formação de professores que fazem parte do programa Oportunidades para o Futuro, Hoje!. O programa reúne docentes de 10 Escolas Técnicas da Grande São Paulo.

A proposta visa instigar alunos e professores desenvolvam ideias criativas para melhorar a vida no planeta a partir do lugar onde vivem. O convite é para que identifiquem desafios socioambientais que façam parte do dia a dia e criem soluções utilizando matérias-primas renováveis das árvores plantadas.

Para Juliana Nazaré, coordenadora de projetos do Centro de Capacitações do CPS, este tipo de projeto é fundamental para os professores, pois estimula o trabalho por projetos e a aprendizagem baseada em problemas. “Os professores das ETECs já estão acostumados a trabalhar por projetos, mas a proposta deste programa traz para o centro do processo de pesquisa uma questão urgente e próxima dos alunos, possibilitando atividades com mais sentido na sala de aula”, afirma Juliana.

Cada grupo deverá criar protótipos de soluções sustentáveis que possam ser implementadas no lugar em que vivem e registrar as ideias em vídeos. Os melhores trabalhos de cada escola serão selecionados e premiados. Os projetos serão avaliados a partir dos critérios de relevância; originalidade e inovação; poder de transformação; e viabilidade.

No primeiro encontro da formação, os professores refletiram sobre as diversas dimensões da sustentabilidade e experimentaram parte da metodologia de prototipagem, identificando o problema que querem combater e propondo soluções viáveis para solucioná-las. A formação é desenhada de modo que os professores vivenciem o processo e as atividades para depois aplicá-las de maneira mais apropriada com os alunos.

Professores durante atividade

Na mídia

Dar voz à Educação