Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

O que fazemos

Infografico

Metodologia de ensino inovadora para uma aprendizagem ativa

Nossa Metodologia valoriza o contexto que liga as pessoas ao seu mundo e busca, por meio dele, despertar a curiosidade e a motivação do aluno para aprender e do professor para ensinar.

Porque contextualização?

Porque é no contexto conhecido que o aluno se reconhece no mundo, recolhe evidências, faz as suas conexões e entende os sentidos. Por que é no contexto que o professor propõe caminhos de investigação e faz a mediação para a aprendizagem significativa. Em nossa proposta pedagógica, a construção de sentido e significado no contexto envolve, simultaneamente, três dimensões:

Contextualização cultural – estudar temas de todas as áreas do conhecimento a partir da investigação do ambiente conhecido

Contextualização cognitiva – aprender ativamente por meio da experimentação, partindo do concreto e conhecido para alcançar o mais abstrato e distante

Contextualização científica – explorar, investigar, resolver problemas e avaliar com base em evidências demonstráveis e explicáveis por argumentos.

Metodologia Atina contempla a Parte Diversificada que complementa e enriquece o Currículo Nacional

Para a lei das Diretrizes Curriculares Nacionais, a Educação Básica é uma educação para a vida toda, que leva ao pleno desenvolvimento humano. A parte diversificada do currículo, integrada à base nacional comum, contribui particularmente para este objetivo, ao relacionar os conceitos estruturantes aos diferentes contextos locais.

O contexto é o coração da Metodologia Atina e caracteriza nossos recursos pedagógicos, projetos e sequências didáticas.

A partir do contexto conhecido são trabalhados temas multidisciplinares que tornam visíveis as relações entre os conteúdos das diversas disciplinas, entre o local e o global, o presente e o futuro, o individual e o coletivo.

Os alunos aprendem a aprender e levam consigo uma formação integral para a vida.

Como fazemos

Os componentes de uma experiência única de ensino e aprendizagem

Nossa Metodologia se apoia em diferentes recursos pedagógicos para despertar a curiosidade que impulsiona o ser humano a ser autor da própria história. Usados em conjunto, são capazes de proporcionar ao professor e ao aluno uma experiência única de ensino e aprendizagem.

Clique para navegar

Material do aluno

Apoio à gestão

Recursos táteis e digitais

Formação

Material do professor

0 1 2 3 4

Material do aluno contextualizado

Incentiva perguntas

O material do aluno traz uma série de temas de diferentes áreas do Conhecimento,
sempre contextualizados para cada localidade (município ou estado).
É um retrato completo e transversal da realidade que conecta as diferentes escalas
(local, regional, nacional e global) e dispara boas perguntas e investigações.
Assim, todas as disciplinas e ciências (humanas e naturais) podem se valer do material
para construir sentido e significado na produção do conhecimento, dentro e fora da
sala de aula.

Quer saber mais? Fale com a gente!

Apoio à gestão

Inclui indicadores de resultados

Nossa proposta inclui uma série de ferramentas para que os gestores das redes possam acompanhar o andamento e os resultados da nossa Metodologia aplicada em suas escolas: avaliações iniciais e periódicas, relatórios e indicadores. Para o gestor, significa melhorar os indicadores da educação: mais alunos presentes na escola, com melhor desempenho, menor evasão e crescimento no Ideb. Disponibilizar ferramentas de gestão para medir e acompanhar esses resultados faz parte da nossa proposta.

Quer saber mais? Agende uma apresentação!

Recurso táteis e digitais

Apoiam experiências significativas

A experiência Atina é composta pelos materiais do professor e do aluno e por um conjunto de recursos pedagógicos complementares, táteis e digitais.
Os recursos táteis são muito eficazes na criação de experiências significativas, pois se
valem de representações lúdicas e atraentes como, por exemplo, cadeias de carbono
feitas com palitos e balas de goma. Via de regra, são recursos de baixo ou nenhum
custo adicional e podem ser providenciados pelas próprias escolas.
Os recursos digitais são aplicativos de realidade aumentada, jogos, dispositivos de geolocalização e outros formatos, acionados a partir do livro impresso ou digital.

Quer saber mais? Fale com a gente!

Formação

Estimula o professor autor

Nossa Formação tem dois grandes objetivos: orientar os professores a fazerem o
melhor uso da nossa Metodologia e estimulá-los a serem autores de uma Educação
que faça sentido para a sua vida e dos seus alunos. Ao final da formação, eles estarão
aptos a criar suas próprias Sequências Didáticas e preparados para desenvolver
projetos inovadores de ensino e desenvolvimento do pensamento científico.

Material do professor Quer saber mais? Fale com a gente!

Material do professor

Leva a investigar o texto

Diferente dos Livros do Professor tradicionais, que trazem as respostas para os Livros
do Aluno, nosso material propõe trabalhar os temas usando uma série de Sequências
Didáticas, que geram experiências investigativas a partir do contexto. Potencializadas
pelo uso dos mais variados recursos, estimulam os alunos a aprender mais e melhor
os conteúdos formais trabalhados em sala de aula.

Formação Quer saber mais? Fale com a gente!

Cases

Gente que enriquece nosso caminho

Vídeos

A escola em transformação