Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

Tags

Compartilhe Twitter Facebook

Nos dias 08 e 09 de maio, cerca de 70 professores e gestores da rede pública de São Sebastião se reúnem para participar do 3o Encontro de Formação Pedagógica. A formação, que iniciou em fevereiro deste ano e segue até outubro, faz parte do programa São Sebastião: Território que Educa – uma  parceria entre a Atina e a Secretaria Municipal de Educação.

Como parte do programa, alunos e professores da rede receberam um exemplar do Atlas Ambiental: São Sebastião, SP, Brasil em que as temáticas centrais do território são retratadas e levadas para a sala de aula. A formação visa estimular professores das 10 escolas de Ensino Fundamental II do município a reconhecerem os saberes e a realidade local como importantes ferramentas de ensino e aprendizagem. A secretária de Educação de São Sebastião, Vivian Augusto, reitera a importância do aprendizado contextualizado para o desenvolvimento dos estudantes. “A importância de ter um programa tão contextualizado, tão próprio do município de São Sebastião, é a gente criar identidade e se reconhecer não só dentro do município, como dentro do Estado, do Brasil, do mundo”, diz Vivian.

Professores elaborando mapa afetivo do território

O conteúdo do livro está alinhado com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os professores serão capacitados a serem autores de Sequências Didáticas que desenvolvam as competências gerais previstas no documento.

O material também leva para as escolas do município a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), organizados pela ONU, com metas globais para o planeta. O chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF – o fundo da ONU para a Educação), seção Brasil, Ítalo Dutra, reconhece a importância de aproximar esses desafios globais das novas gerações. “A gente espera que os jovens de hoje, as crianças e adolescentes que estão na escola, se dêem conta de que eles fazem parte de uma sociedade global que enfrenta desafios que precisam ser atingidos até 2030”, diz Dutra.

No encontro desta semana, professores e gestores deverão aprofundar seus conhecimentos sobre as etapas da Sequência Didática e exercitar como implementar algumas das competências e diretrizes da BNCC na prática.

“Os alunos que receberam este Atlas, receberão também professores capacitados a ensinar como transformar São Sebastião em uma cidade cheia de riquezas e de conhecimentos” diz Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião.

Para conhecer melhor o programa, assista ao vídeo de lançamento: https://vimeo.com/257323694

Você também pode acessar a matéria veiculada pela Prefeitura de São Sebastião a respeito da formação dos professores:

http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?ID=N64201817446

 

Na mídia

Dar voz à Educação