Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

Tags

Compartilhe Twitter Facebook

Durante o primeiro semestre de 2019, os professores de 5º ano do Ensino Fundamental de Guaratinguetá (SP) participaram de formação para fortalecimento da Alfabetização Científica nas escolas. O Projeto Experimento é uma iniciativa internacional da Fundação Siemens de valorização e fortalecimento do ensino de Ciências.

Em Guaratinguetá, esta é a segunda edição do programa, que acontece em parceria com BASF e realização da Atina Educação. Em 2017, a parceria levou de maneira pioneira o Projeto Experimento para o Ensino Fundamental II e, este ano, acabou de formar mais de 50 professores do Fundamental I.

A proposta traz  experimentação mão na massa sobre Energia, Meio Ambiente e Saúde que aguçam a curiosidade e a investigação científica, visando a construção do conhecimento da prática à reflexão teórica. Nessa proposta, cada experimento, cada atividade prática, está conectada com a realidade dos estudantes e professores.

Segundo relato de um dos professores participantes da oficina, a capacitação agrega muito trazendo atividades com aplicabilidade na sala de aula. “Pude repensar minha prática e conhecer novas metodologias, criativas e inovadoras. A proposta ajuda a ensinar o aluno a pensar”, afirmou o professor.

O objetivo é desenvolver conceitos científicos de forma significativa e contextualizada. Tudo isso, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que estimulam a autonomia do aluno, o aprendizado com significado e o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Professores participantes da formação em Guaratinguetá

Na mídia

Dar voz à Educação