Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

Tags

Compartilhe Twitter Facebook

Aconteceu no dia 19 de setembro o VI Seminário de Boas Práticas em Sustentabilidade, organizado pelo Centro Paula Souza, que é uma autarquia do governo do estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, que administra as 220 Escolas Técnicas (ETEC) e as 66 Faculdades de Tecnologia (FATEC) do estado. A Profª Drª Sueli Furlan, consultora da Atina, apontou reflexões e conexões entre Educação e ODS.

Você provavelmente já ouviu falar nos ODS, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU em 2015 como uma agenda global adotada para melhorar a qualidade de vida no planeta.  Mas qual o papel da Educação neste cenário? Este foi o tema da palestra da Profª Drª Sueli Furlan, consultora da Atina e docente do Departamento de Geografia da USP, durante o Seminário de Boas Práticas em Sustentabilidade que reuniu diversos professores e gestores das escolas técnicas vinculadas ao Centro Paula Souza (CPS), além de convidados com experiências inspiradoras na área de sustentabilidade.

Para Sueli, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma estratégia indispensável para o alcance dos ODS, pois leva ao desenvolvimento das competências de sustentabilidade transversais para lidar com desafios atuais. Neste sentido, pode contribuir para mudar a forma como os estudantes pensam, empoderando-os para a mudança de comportamentos em favor de um futuro mais sustentável.

Professora durante a palestra no Seminário de Sustentabilidade

Isso significa que as escolas precisam incluir questões sobre o desenvolvimento sustentável no processo de ensino e a aprendizagem. “A EDS permite desenvolver aprendizagens cognitivas, socioemocionais e comportamentais para engajá-los nas ODS ”, afirma Sueli.

Garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos – agora e no futuro – é um desafio que está posto para todos e a Educação tem um papel fundamental nesse caminho.

 

Na mídia

Dar voz à Educação