Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

Tags

Compartilhe Twitter Facebook

Projetos da Bahia têm mostrado uma participação ativa dos alunos na escola e na comunidade. No dia 30 de agosto de 2016, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia recebeu alunos e professores, que ganharam destaque pelas suas experiências inovadoras.

A aluna Rayssa Rodrigues, que cursa o 7° ano, no Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, localizado em Simões Filho (BA), irá representar o Brasil durante a Be The Change Conference em Pequim, na China. Junto com seus colegas e professores, a Rayssa criou o projeto “Grupo de Apoio e Conselhos” (GAC) com intuito de melhorar a realidade da sua comunidade, através de um diálogo aberto sobre questões psicológicas sensíveis como bullying, preconceito e baixa autoestima. “Sinto orgulho de fazer parte do GAC porque ele vem contribuindo para melhoria do ambiente escolar, onde ajudamos uns aos outros através de conselhos”, afirma.

Grupo de Apoio e Conselhos - Ricardo Toscani

Premiação do projeto “GAC” em 2015. Foto: Ricardo Toscani/Criativos da Escola

O “GAC” foi vencedor do Desafio Criativos da Escola, que celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país, que estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Em parceria com a Secretaria da Educação, o Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

No Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador, a iniciativa dos alunos de implementar o ‘Clube de Ciências’ faz que com os próprios alunos sejam atores do aprendizado: “O clube foi criado com a intenção de colocar estudantes orientando outros estudantes com o objetivo de partilhar o conhecimento de forma mais prática e fácil”, conta a aluna  Ruth Leal, do 3º ano do Ensino Médio, que também faz parte de um promissor projeto para geração de energia através do lixo da escola.

Com o projeto vencedor nas principais feiras do país, a FECIBA e a FEBRACE, a ex-aluna da rede estadual Thainá Ameida foi para os Estados Unidos representar o Brasil na International Science and Engineering Fair (Intel Isef). Seu grupo abordou uma temática inovadora sobre a identidade negra e quilombola de Antônio Cardoso (BA), onde mora. Agora na universidade, Thainá conta a importância da metodologia científica para sua vida: “Este projeto contribuiu muito para a minha carreira. Hoje estou na universidade cursando Direito e sou um exemplo para vários jovens acreditarem em seus potenciais”.

criativos da escola na bahia

Sobre o Criativos da Escola

O Criativos da Escola é uma iniciativa do Instituto Alana, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

Todos os anos é promovido o ‘Desafio Criativos da Escola’, que está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro de 2016. Podem se inscrever educadores e alunos (Ensino Fundamental I, II e Médio) de escolas públicas ou privadas, organizações não-governamentais, associações comunitárias de todo o país. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 35 países, inspirando mais de 25 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Acesse o site: http://criativosdaescola.com.br/

 

Crédito: Criativos da Escola

Fonte: ASCOM/ Secretaria de Educação da Bahia

Cases

Gente que enriquece nosso caminho