Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

Premio Professor Nota 10 2016

Educador Nota 10 Wemerson Nogueira e seus alunos na coleta de água do rio Doce

Um mar de lama cheio de metais pesados está prestes a invadir o rio que banha a sua cidade. Muitas perguntas vêm à cabeça: o que irá acontecer? Como podemos nos proteger? Foi com esse cenário que o educador Wemerson da Silva Nogueira, de Boa Esperança (ES), se deparou diante dos seus alunos no dia 05 de novembro de 2015. A barragem da mineradora Samarco se rompeu em Mariana (MG), fazem fluir um grande lamaçal pelo rio Doce até sua foz, no Espírito Santo. A tragédia está prestes a completar um ano.

Percebendo a preocupação e a falta de informação dos seus alunos, Wemerson montou uma sequência didática envolvendo o tema e a tabela periódica. Foram vários momentos entre os livros de química, o laboratório, o rio Doce e a comunidade. Os alunos, a partir de atividades práticas, puderam compreender a composição da água com os metais pesados trazidos pelo desastre e os efeitos para a população de Regência (ES), cidade próxima afetada.

Seu trabalho “Filtrando as lágrimas do Rio Doce”, com os alunos de 8º ano da EEEFM Antônio dos Santos Neves, lhe rendeu o prêmio  “Educador Nota 10” de 2016. O prêmio é uma iniciativa da Rede Globo e do Grupo Abril, organizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Envolvendo um tema local com experiências que faziam sentido, os alunos passaram a entender melhor os elementos químicos. Ao final do trabalho, eles construíram um filtro de areia e distribuíram para a população. O plano de aula encontra-se disponível no site Nova Escola. Foi uma experiência de aprendizagem e  solução de problemas reais que mudou a vida dos jovens e do educador.
Assista ao vídeo da experiência do professor Wemerson da Silva Nogueira, Educador Nota 10 de 2016:

 

Crédito: Fundação Victor Civita e Nova Escola

Na mídia

Dar voz à Educação