Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

Curso de Verão Singularidades Atina

Estão abertas as inscrições para o Curso de Verão ” Trilhas de inovação: interdisciplinaridade e aprendizagem significativa em experiências com a cidade” no Instituto Singularidades! Ministrado pela nossa diretora pedagógica Julia Pinheiro Andrade, o curso é uma ótima oportunidade para quem deseja colocar em prática a aprendizagem significativa, através de experiências que conectam o aluno com o seu território, na perspectiva da educação integral.

O curso será nos dias 18 , 19 e 20 de janeiro de 2017, na sede do Instituto Singularidades em Pinheiros, São Paulo. Para mais informações e inscrição acesse: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/eventos/curso-de-verao-singularidades/

Sobre o curso

Os estudos sobre as práticas e políticas públicas em educação integral nacionais e internacionais (CREI, 2016) evidenciam que para uma efetiva integração entre práticas escolares, saberes e vida cotidiana: 1) o uso do território faz toda diferença para ancorar socialmente o sentido do estudo e envolver outros sujeitos na educação escolar; 2) a interdisciplinaridade é uma prática complexa, mas efetiva na criação de contexto para aprendizagem significativa no território.

Conhecer não é obter informações. Ensinar não é transmitir informações. Até o século 20, a escola e, sobretudo os professores, eram as fontes privilegiadas para acesso a informações e para a  construção de uma visão de mundo. Porém, no século XXI, as informações estão em toda parte, maisatualizadas no Google do que em qualquer livro didático. Nesse sentido, mais do que nunca, a escola deve se tornar o lugar da construção de uma visão crítica de mundo, um espaço-tempo para experimentação criativa do corpo, da mente e das emoções. Uma oportunidade para a constituição de uma juventude autônoma, diversa, empreendedora, inventiva e solidamente ancorada em uma experiência de valores democráticos.

Neste curso, pretendemos discutir o atual contexto educacional e a perspectiva da educação integral por meio de práticas de aprendizagem significativa no território. Utilizaremos a cidade de São Paulo como laboratório para práticas de pesquisa e leitura, articulando experiências de co-criação de temas de estudo com as ferramentas das tecnologias digitais (aplicativos de fácil utilização acessíveis em smartfones).

 

Na mídia

Dar voz à Educação