Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

lancamento livro baProfessor Nildon Pitombo, Diretor do Instituto Anísio Teixeira (esquerda) entrega o livro para  o presidente da Academia de Ciências da Bahia, professor Roberto Santos. Crédito: ASCOM/IAT

 

Um grande fechamento coroou o ano de 2015 dos professores do Ciência na Escola: foi lançado o livro “Práticas para compartilhar – Ciência na Escola”. O evento na cidade de Salvador (BA) contou com a presença de ilustres convidados, dos professores-autores e de autoridades da Secretaria da Educação da Bahia.

O livro é um compilado de 24 práticas inovadoras produzidas por professores, prontas para uso em sala de aula. É um reconhecimento do intenso trabalho daqueles que levam para os seus alunos um novo processo de ensino e aprendizagem:

 

” A Sequência Didática dá a possibilidade de você interagir de forma dialógica com os alunos. Na maioria das vezes prevalece o diálogo, a participação deles. Eles são também protagonistas da construção da aprendizagem deles.”, relata a professora e autora Edna dos Santos Dantas da Conceição

 

Milhares de professores estão sendo formados para o uso da metodologia do Ciência na Escola. O formador Rubevaldo Alves Amaral percebe um grande potencial na sala de aula:

 

“Na minha perspectiva o que tem de gratificante em uma Sequência Didática, no que se refere ao ensino e aprendizagem, é a possibilidade de você ir construindo uma sequência lógica, que o aluno vai gradativamente aprendendo sem aquele choque que a gente acaba tendo quando aplica uma aula tradicional.”

 

praticas para compartilhar site

O programa Ciência na Escola faz parte dos programas estruturantes da Secretaria da Educação da Bahia e incentiva o fortalecimento da aprendizagem com abordagem na investigação científica. Desde sua implementação, houve um significativo aumento no número de alunos e professores que participam das feiras de ciências escolares regionais e estadual.

 

FECIBA 2015

 

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro tivemos a oportunidade de fazer parte de um grande evento baiano: a 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba). Foram três dias intensos de exposição dos trabalhos selecionados, avaliações pelos jurados e acima de tudo: professores e jovens compromissados com o desenvolvimento científico do estado.

 

Pelos corredores, pequenos de tamanho, mas grandes em competência e criatividade, os alunos baianos mostraram como o interesse pela Ciência é entusiasmante, principalmente em projetos que puderam ter como base o que se tem ao redor de sua escola, sua cidade.

 

E quem visitava nosso estande ganhava uma missão pelo espaço! O objetivo era recolher e recriar tudo o que há de bom na Bahia, para ser enviado em uma ‘cápsula espacial’ ao novo planeta habitável, o planeta ‘Fonte Nova’. Muitos alunos toparam a brincadeira e produziram registros incríveis.

 

feciba

 

Nesses cinco anos, a Feciba já garantiu muitos frutos em outras feiras de projeção nacional e internacional, como premiações máximas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e participação na Intel Internacional Science and Engineering Fair (Intel Isef).

Na mídia

Dar voz à Educação