Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

aplicativos para educacao

Com cada vez mais dispositivos móveis (tablets e celulares, por exemplo)  tomando conta das escolas, as aulas estão ficando mais tecnológicas e menos carteiras estão enfileiradas. No curso de Trilhas de Inovação pudemos mostrar como a sala de aula pode se expandir para o território da cidade, trazendo a realidade do lugar para o centro do aprendizado. E se usarmos a tecnologia ao nosso favor, para realizar registros de sala de aula; coleta de pesquisas, de olhares; produções em grupos ou com a sala toda; o processo se enriquece ainda mais. Julia Pinheiro Andrade, diretora pedagógica da Atina Educação, separou dez aplicativos gratuitos que mais gosta de usar nas suas aulas:

logo skitch app1. Skitch – Capture fotos, trechos de mapas, imagem de páginas da web e faça anotações nas imagens de maneira prática e rápida. O aplicativo conta com recursos legais como setas estilizadas, emojis e formas geométicas. Depois de pronto, você pode salvar no dispositivo e compartilhar nas redes sociais. Integrado ao Evernote, outro aplicativo muito prático para colecionar notas e conteúdos.  Disponível apenas para iOS.

padlet logo

2. Padlet – Funciona como uma tela digital para criar lindos projetos que são fáceis de compartilhar e colaborar simultaneamente. Junte seus alunos em grupos e faça um belo mural com toda a turma! É possível adicionar praticamente tudo o que se vê na Internet, como imagens, vídeos, textos. Ou use a criatividade e faça vídeos, grave entrevistas, tire uma selfie. O mais legal é que seu formato é bem flexível, como um mural mesmo. Disponível para Android, iOS e na web.

qrcode_Logo

3. QR Code Reader – Este é um leitor de QR Code, aquele código branco e preto parecido com o de barras, cheio de quadradinhos. O mais interessante não é o aplicativo em si, mas as potencialidades do QR Code em lugares de aprendizagem. Criar um código é muito simples e barato, e praticamente qualquer dispositivo com câmera pode ter um leitor instalado. Disponível para iOS e Android.

word salad_Logo4. Word Salad – Este aplicativo faz uma verdadeira salada de palavras. Ou melhor, uma nuvem de palavras! De maneira fácil e rápida, crie uma representação gráfica de palavras como sentimentos, ideias, valores. Disponível para Android, iOS.

sway_Logo5. Sway – Crie e compartilhe apresentações, histórias pessoais, relatórios interativos e o que mais sua imaginação permitir. O diferencial está na facilidade de juntar diferentes tipos de informação e criar apresentações bonitas e interativas muito facilmente. Depois é só compartilhar nas redes sociais. Disponível para Android, iOS e na web.

Google_maps_Logo6. Google Maps – Este praticamente dispensa apresentações. Um dos principais aplicativos de navegação, é possível plotar na palma das mãos mapas do mundo inteiro usando imagens de satélite, de curvatura de terreno e de ruas. Um prato cheio para conectar a sala de aula ao território. Disponível para Android, iOS e na web.

Google_Drive_Logo

7. Google Drive – Crie documentos em texto, apresentações, formulários de pesquisa e planilhas on-line e colaborativamente. Ideal para fazer experiências com textos em grupos e colher dados de pesquisa de campo. É fácil de usar e totalmente gratuito. Disponível para Android, iOS e na web.

issuu_Logo8. ISSUU – O Issuu é uma ferramenta de publicação de arquivos muito prática. Com ele você pode colocar seus textos, apresentações e o que mais quiser em um formato de fácil navegação publicado na Internet. Depois é só compartilhar. Faça dele a sua editora! Disponível para Android, iOS e na web.

kids doodle_Logo9. Kids Doodle – Quem não gosta de desenhar, não é mesmo? Esse aplicativo torna até adultos em crianças! Tem 18 tipos de pincéis, até com cores malucas tipo neon. E o mais legal: depois de pronto é só dar o play e assistir seu desenho sendo refeito. Disponível para Android e iOS.

adobe spark Logo

10. Adobe Spark Video – E se o resultado final da experiência fosse um vídeo editado pelos próprios alunos? Com o Adobe Spark Video fica muito fácil criar um vídeo a partir de trechos filmados e imagens. Acrescente um texto sobreposto para enriquecer a sua ideia, coloque uma trilha sonora e voilà! Disponível para iOS e na web.

 

Nota: a indicação dos aplicativos acima se dá em caráter informativo, não houve patrocínio ou acordo comercial por nenhuma parte. A Atina Educação se isenta de possíveis danos que os aplicativos mencionados possam causar ao seu dispositivo.

Crédito: Atina Educação.

Na mídia

Dar voz à Educação