Atina

{{ !userNews.np1 ? 'Eu sou' : userNews.np1 }}

  • Gestor
  • Professor
  • Aluno
  • Interessado
Contato

capa livro atina metodologia de contextualização da aprendizagem

 

Reunimos em um único volume os pilares da Metodologia de Contextualização da Aprendizagem e como ela se relaciona com as estratégias para uma aprendizagem significativa para o século 21. Apresentamos exemplos práticos e sequências didáticas para os professores desenvolverem com seus alunos. A diretora pedagógica da Atina Educação e uma das autoras do livro, Julia Pinheiro Andrade, comenta que a Metodologia junta duas pontas: “A teoria da aprendizagem significativa, que visa garantir para o aluno sentido e significado no seu aprender. Um significado com protagonismo, autoria, mão na massa. E do outro lado, a força do contexto local, trazendo para primeiro plano o que não é normalmente tratado em nenhum material didático. Ou seja, o contexto do aluno, o contexto da escola, o contexto da cidade.”

Os professores sonham com uma rede de ensino mobilizadora, com a participação ativa de toda a comunidade escolar. Uma rede na qual professores e alunos se desenvolvem em colaboração, engajados em novas formas de ensinar e de aprender. Professores querem se sentir apoiados e instigados por metodologias consistentes, além de ter autonomia para ensinar o currículo usando sua criatividade. Quando isso acontece, os alunos respondem com seu interesse, atiçados pela curiosidade e pela vontade de saber. Desenvolvem o senso crítico e aprendem a pensar cientificamente, competências fundamentais para a vida no século 21. “Ao mesmo tempo, a gente fortalece o papel do professor como autor de experiências significativas de ensino e aprendizagem e traz toda uma forma de desenvolvimento dessa autoria para dentro das escolas”, complementa Julia.

Acesse o livro completo

 

Livro: “Educação Que Faz Sentido Para A Vida: Metodologia De Contextualização Da Aprendizagem”
Autoras: Julia Pinheiro Andrade e Juliana Sartori

 

Cases

Gente que enriquece nosso caminho